sábado, 2 de maio de 2015

COIED - Conferência Online de Informática Educacional

ACERCA

"Mudando paradigmas - as práticas TIC na escola"

 -  outubro 2015

A COIED 3, na sequência das edições anteriores, assume-se como uma conferência deliberadamente virada para os processos de aprender e de ensinar, trazendo para a discussão as práticas efetivas dos docentes nas suas salas de aula e mesmo fora delas.

Entendemos que, cada vez mais, os professores desempenham um papel fundamental na construção das aprendizagens dos seus alunos. Os antigos receios que os computadores viriam substituir os professores, algo que o Ensino Assistido por Computador trouxe consigo, estão a caminho de ser definitivamente enterrados.

Constatamos diariamente a existência de caminhos inversos no mundo da educação quando o constructo é TIC – escolas que proíbem o uso dos telemóveis dentro da sala de aula e até de escolas que usam estes equipamentos como parte do processo de aprendizagem para um mundo em mudança. Escolas que apostam no uso de tablets na sala de aula e escolas que nada fazem para a sua integração. As opções, as crenças e as políticas são diferentes, muito particularmente se pensamos a nível local, da comunidade escola.

Cada vez mais os processos de educação têm de se virar para o futuro e não para o passado e para processos que claramente induzem o sucesso. As realidades (também as da tecnologia) devem estar presentes no aprender em sala de aula e fora dela.

E é isso que pretendemos da COIED3 – que seja uma montra de inovação, virada para o uso adequado da tecnologia no processo de aprender e de ensinar, indissociáveis na escola, mas não necessariamente ligados nos espaços da aprendizagem informal.

Convidamos assim docentes, formadores, técnicos de educação e dirigentes educativos a participar neste evento, seja como utilizadores ativos, seja na apresentação das suas práticas de sucesso, baseadas naturalmente em pressupostos teóricos sólidos.

As conferências e os workshops que vos propomos têm esse mesmo sentido único – a prática docente na sala de aula, em ambientes tecnologicamente enriquecidos.

Conferências

Quatro, a serem dinamizadas por oradores
convidados.
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Workshops

Seis, a serem dinamizados por oradores
convidados.
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Trabalhos

Dezoito apresentações de práticas aceites pela Comissão Científica.
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sexta-feira, 1 de maio de 2015

3 Palestras Gratuitas – Games na Educação - EaD


Games na Educação/Motivação X Gamificação e Plataformas Gamificadas


3 novas palestras gratuitas que envolvem o Uso de Games na EaD:

Horário: 20h (Horário de Brasília)
Importante: Não utilize o navegador internet explorer para se inscrever em nosso site. Guarde os dados de acesso (confirmação da inscrição) que você receber via e-mail. Esses dados serão obrigatoriamente requeridos futuramente caso você se interesse na inscrição de outros cursos ou palestras.
Obs: Vagas limitadas.Interessados deverão ter uma conta no SKYPE e Adicionar o contato: coordenacao.ibdin para participação. Somente serão aceitos no SKYPE os alunos previamente inscritos via site. Aluno que participar efetivamente da palestra terá direito a certificação gratuita de 2h. 

quinta-feira, 30 de abril de 2015

COIED Conferência Online de Informática Educacional - Apresentação de Trabalhos e Certificação


COIED

Conferência Online de Informática Educacional
12 A 23 DE OUTUBRO DE 2015 TRABALHOS
Apresentação de boas práticas
15 de junho de 2015
Os temas de desenvolvimento que devem determinar as propostas de intervenção são:
Modelo a apresentar
Submissão de propostas
CERTIFICAÇÃO

Pode apresentar a sua proposta até ao próximo dia
Ensino Individualizado e aprendizagem diferenciada
Ambientes para desenvolver mentorado (para apoio individual ou em grupos), gerir aprendizagens (avaliar), individualizar caminhos e criar oportunidades colaborativas de aprendizagem (anytime, anywhere). Conhecimento de base e superação mediada de lacunas. Gestão de Estilos de Aprendizagem e Análise da Aprendizagem (Learn Analytics).

Recriação dos Espaços de Aprendizagem
Das ferramentas às estratégias para criação de ambientes colaborativos e projetos disciplinares ou inter-disciplinares com base em smartphones, tablets ou portáteis (One-to-One computing). Gestão de portefólios online.

Tendências Emergentes
Do Jogo à Realidade Aumentada. Os jogos e o desenvolvimento de competências científicas sociais e cívicas. O jogo e a motivação, o envolvimento e a interação. A programação como um jogo. A programação nos ensinos básico e secundário.

Atividades online
O que se ganha na multiplicidade de recursos online e se perde na dispersão cognitiva. Gerar, adaptar e partilhar conteúdos. Narrativas Digitais (User Generated Content, Open Educational Resources, e Digital Educational Resources) e Atividades Georeferenciadas. Ambientes agregadores de atividades online.

Todas as propostas devem seguir o modelo disponibilizado.
Obter modelo
Cada autor pode submeter até um máximo de 3 trabalhos.
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A edição anterior da Conferência Online de Informática Educacional foi creditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) como ação de formação, na modalidade Curso de Formação, com 0.8 créditos (20 horas).
Para esta edição aguardamos ainda a renovação da creditação.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

ENEM - Dicas!! Vídeos


Outra


Uma lâmpada tem indicado 60W - 120V sendo percorrida por uma corrente de intensidade 500mA pode-se afirmar que: 

a) Seu brilho será menor que o normal 
b) Seu brilho será maior que o normal 
c) Seu brilho será normal 
d) Não suportara o excesso de corrente 
e) Não a dados suficientes para fazer qualquer afirmação 

Resolução: Como o enunciado fornece potência (P = 60W), tensão (U = 120 V) e intensidade de corrente (i = 500mA), vc poderá usar a fórmula P = U . i (Potência é igual a Tensão vezes a intensidade de corrente elétrica). 
P = U . i (substitua os valores de P e U) 
60 = 120 . i (isole o i) 
i = 60 /120 (simplifique ou divida direto) 
i = 6 / 12 
i = 1/ 2 (lembre-se que 1/2 é a mesma coisa que 0,5) 
i = 0,5 A ou 0,5 . 10³ mA = 500 mA (Como a intensidade de corrente que essa lâmpada suporta é de 500 mA, a mesma intensidade que a atravessará, o brilho será normal e portanto a letra C).
(Fábio - https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080429113323AADXgk0)

domingo, 26 de abril de 2015

Responsabilidade Fiscal no Brasil e no MUNDO

"Considerações sobre o Índice de Responsabilidade Fiscal Soberana da Faculdade de Stanford

Em uma pesquisa pioneira, a Universidade de Stanford criou um índice, o SFRI (Índice de Responsabilidade Fiscal Soberana, sigla do inglês) que permite comparar a solidez da responsabilidade fiscal entre os países, a longo prazo. Esse trabalho compara a responsabilidade fiscal entre as 34 maiores economias do mundo, incluindo os países da OCDE e os BRIC, com uma metodologia que abrange questões como dívida pública, déficit e governança fiscal, de forma a possibilitar a criação de um ranking entre esses países, mostrando quais são os mais sólidos e quais estão em maiores dificuldades fiscais.
O Brasil, surpreendentemente, aparece em uma posição bastante favorável, em 10° do ranking, a frente de países como Canadá (11°), Holanda (14°), México (18°), Finlândia (22°), França (23°), Espanha (24°), Alemanha (25°), Estados Unidos (28°) e Japão (31°).
Esse estudo é bem interessante para romper com aquela antiga idéia de que os governos no Brasil se caracterizariam por gastarem demais e irresponsavelmente. Na verdade, o que temos assistido recentemente são diversos cortes no gasto público no Brasil, porém, há que se observar que tais cortes buscam, na realidade, o controle sobre a inflação e o superaquecimento da demanda, e não o equilíbrio fiscal, como se poderia supor ao se fazer uma leitura menos crítica dos bons resultados do Brasil no Índice de Responsabilidade Fiscal Soberana da Universidade de Stanford.
Ainda assim, os resultados são positivos para o Brasil. O índice compõe-se da combinação de três indicadores fiscais: o espaço para endividamento relacionado ao PIB; a trajetória fiscal (em anos) até que o país atinja um nível máximo de endividamento antes de uma crise fiscal; e a governança, que inclui leis, transparência e aplicabilidade das regras. De acordo com o estudo, no primeiro quesito o Brasil teria capacidade de se endividar até 102% do PIB, sendo que sua dívida chega apenas nos 56%. No segundo quesito o Brasil também se destaca, emparelhando-se com os primeiros da lista como Austrália, Suécia e China, com a previsão de uma trajetória fiscal sustentável de 39 anos. No quesito governança o Brasil é apenas mediano, tendo tirado uma nota 56 (de 100 possíveis).
É interessante notar os inegáveis avanços que nosso país percorreu nos últimos anos no que se refere à responsabilidade fiscal. Há muito pouco tempo atrás éramos um país atolado em dívidas, desacreditado e com as contas públicas totalmente caóticas. A Lei de Responsabilidade Fiscal é muito recente, seus mecanismos de responsabilização ainda carecem de maior divulgação e aperfeiçoamento, porém, já podemos visualizar grandes avanços, principalmente ao compararmos os mecanismos de controle do Brasil com as práticas fiscais do resto do mundo, o que ficou bastante claro com a publicação do SFRI.
Ainda que o governo brasileiro esteja fazendo sua lição de casa, cortando gastos e fazendo os ajustes fiscais necessários, fica ainda uma grande preocupação, que é com a qualidade desses gastos. A regulação fiscal tem por objetivo buscar a eficiência do gasto público, e não o abandono da população a serviços públicos de baixa qualidade, como comumente vemos acontecer. Devemos buscar o controle dos gastos em harmonia com um atendimento digno do cidadão pelos órgãos públicos, buscando e exigindo eficiência e efetividade nos gastos públicos."

"Link para a pesquisa citada:
A Sovereign Fiscal Responsibility Index. Stanford Institute for Economic Policy Researc - Stanford University, april 2011.http://siepr.stanford.edu/system/files/shared/documents/policybrief_04_2011.pdf"