sábado, 26 de dezembro de 2015

"This War of Mine" O jogo que te faz refletir sobre o outro lado das guerras

THIS WAR OF MINE É UM JOGO DE GUERRA SOBRE NÃO MATAR E NÃO MORRER - você deixa o papel de soldado para ser um sobrevivente
É comum que jogos de guerra coloquem o jogador no controle de um soldado que acaba se tornando na peça chave contra um grande inimigo. Só que, em meio aos tiros e explosões em cidades ao redor do mundo, existe um personagem que quase sempre é ignorado: o civil inocente. E é esse personagem que você controlará em This War of Mine.

"This War of Mine" é um game que mexe com os sentimentos do jogador. Ele consegue isso com maestria e simplicidade, usando personagens reais com diversas reações humanas, onde o desespero é o maior inimigo. O jogador precisa gerenciar água, comida e até armamentos para que seu grupo sobreviva.

O mais interessante é que toda vez que o jogador recomeçar o jogo, tudo será diferente. Desde os personagens, que são aleatórios, até a situação de cada um. Isso cria um fator replay enorme, que acaba atraindo mais a atenção do jogador e permite que ele recomece tudo de maneira diferente quando perceber que seu grupo vai morrer de uma forma desumana.

Toda guerra é desumana

"This War of Mine" coloca o jogador no controle de um grupo de civis que tentam sobreviver em uma cidade destruída pela guerra com poucos alimentos, medicamentos e constantemente vigiada por atiradores de elite e civis perigosos.

O game é baseado em fatos reais, e o jogador tem que tomar decisões que afetam drasticamente a situação dos personagens; seja protegendo todas as pessoas do seu abrigo, ou sacrificando alguém para a sobrevivência da maioria. É uma situação que mexe com o jogador, principalmente quando se percebe as reações quase de depressão nos personagens justamente por não terem comida ou água, e ainda sabendo que tem alguém doente à beira da morte.

O jogo funciona através de ciclos dia e noite e usa o sistema "Point & Click". Durante o dia, o jogador tem que organizar seu abrigo com os itens que acha pelo caminho, além de descansar, comer, beber água e construir objetos e/ou proteções contra os invasores noturnos, que podem atacar o local. Além disso, há a possibilidade de receber "visitas" de pessoas pedindo ajuda, procurando itens, vendendo coisas, ou até mesmo dispostas a roubar seus suprimentos.

A luta pela sobrevivência

A ideia do game é sobreviver o maior número possível de dias. Para isso, é necessário juntar itens e suprimentos e ainda construir algumas coisas para melhorar o abrigo. Por exemplo, se seu personagem ficar doente ou ferido, é bom ter uma cama para descansar; caso não tenha, seria de bom grado construir uma. Mas para construí-la, é necessário ter a matéria prima. Ou seja, tudo que for recolhido tem que ser muito bem pensado e ter um motivo importante. Se você escolher coletar itens que não sejam úteis para aquele momento, alguém poderá sofrer as consequências.

O jogo explora as condições mais básicas de sobrevivência: desde o lado humano e psicológico, até o lado físico do corpo. Os personagens ficam cansados e precisam de comida, água, medicamentos e descanso. Do lado psicológico, eles ficam desmotivados, sem vontade, chorando pelos cantos e isso afeta bastante todas as outras ações, já que não conseguem fazer nada direito.
À noite, o jogador seleciona um personagem para sair e buscar os suprimentos, matérias-primas e outras coisas. Os demais ficam no abrigo de guarda ou descansando. Ao sair do abrigo, o jogador pode escolher um dos vários locais disponíveis para buscar itens: uma igreja abandonada, uma escola saqueada, uma vila destruída, um hospital, ou um supermercado desativado. É importante que ele volte com itens que naquele momento são essenciais. Por exemplo, se tiver alguém doente, é bom procurar medicamentos. Se não tem comida, é bom achar alguma coisa para comer.
Vale lembrar que, no meio disso tudo, é necessário escolher bem os itens que o personagem vai levar quando sair à noite. Isso porque os locais para se procurar os suprimentos nem sempre são abandonados. Em vários deles há pessoas na mesma situação, e, para eles, você é o inimigo. O jogador pode ser recebido a bala e morrer, que foi o que aconteceu com um dos sobreviventes do grupo com o qual eu estava jogando. Quando isso acontece, a coisa só piora no abrigo.


Cada um por si ou um por todos?


Caso o jogador volte sem itens, a situação de desespero aumenta entre os sobreviventes. Realmente dá pena de ver, principalmente pelas reações de cada um deles, que vão desde chorar até ficarem tão desanimados a ponto de preferirem morrer do que continuar naquela situação.

Em uma das vezes, a personagem Kátia saiu para buscar itens e alimentos. Selecionei Área Residencial, e chegando lá me deparei com uma casa onde morava um casal de idosos. O senhor abriu a porta e disse que não poderia me ajudar, já que sua esposa estava doente. Mesmo assim, entrei, passei pela senhora sentada e peguei várias coisas - principalmente na geladeira, onde catei toda a comida. Nesse meio tempo, o senhor ficava perguntando porque estava roubando a comida deles, e que, sem a comida, sua esposa morreria. Ele implorava para eu não levar a comida. Mesmo assim peguei tudo e saí.

Quando cheguei no abrigo, a Kátia sentou no chão e chorou, dizendo que foi obrigada a fazer aquilo, senão quem morreria seria ela e o outro rapaz sobrevivente. Desde então, ela ficou sentada no chão inconsolável durante um tempo sem que eu pudesse controlá-la. Isso é uma das situações que realmente mexe com os sentimentos do jogador. O que você faria no lugar dela?
AVALIAÇÃO:
História
9.0
Gráficos
9.0
Áudio
7.5
Jogabilidade
8.5
Conclusão
"This War of Mine" é um jogo extremamente caprichado, que traz um clima realista a ponto do jogador sentir ódio, raiva, tristeza, alegria e até pena. Dificilmente se vê um jogo assim. A produtora 11 Bit Studios prova que existem maneiras de criar novos jogos, com ideias diferentes de tudo que já se viu.

Qualquer jogo que tenha guerra como tema, remete logo à matanças, tiroteios, mortes, destruição, cenas frenéticas e um jogador querendo matar o outro. Aqui a coisa é diferente. A ideia por traz de "This War of Mine" faz com o que jogador reflita sobre as consequências de uma guerra. Sobre o que acontece com a população que não tem nada haver com as loucuras de seus líderes.

"This War of Mine" é um jogo para ter, jogar e refletir.
Dica do Matthaus.

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