segunda-feira, 20 de abril de 2015

Personalização do Conteúdo de E-Learning: Ferramenta Poderosa

Personalizar o conteúdo de e-learning é uma ferramenta poderosa. Quer saber porquê?
Porque o e-learning/EAD redefiniu o aluno e, o aluno tem que se sentir cada vez mais afinizado com o conteúdo. Com mais formas de acessar o conhecimento do que nunca, qualquer pessoa com uma conexão à Internet podem ser um estudante de,  praticamente, qualquer campo escolhido. O conteúdo de e-Learning personalizado é um dos recursos mais poderosos para divulgar a informação de forma a oferecer esse tipo de harmonia/sintonia.
A redefinição do aluno e do conteúdo:
1. Diversidade: um problema para resolver?
Encontrar o caminho certo para criar e produzir programas de cursos virtualizados é uma aventura quando levamos em consideração a enorme diversidade de perfis do ser humano. Diferentes pessoas em diferentes áreas possuem diferentes estilos de aprendizagem. Você não vai, por exemplo, usar o mesmo estilo de aprendizagem para treinar, por exemplo,  encanadores e urologistas. Embora ambos os grupos trabalham com tubos, divergem totalmente na aplicação de cada atividade. O mesmo tipo de diversidade existe também no próprio matérial/conteúdo, seja linguagem ou formato de apresentação (textos, imagens, etc…).
Dada a enorme flexibilidade do mundo da EAD, não é nenhuma surpresa que os módulos variem de apresentações de slides ou power-ponits até produções técnicas altamente interativas com simuladores, realidade aumenta, que podem incluir até mesmo a inteligência artificial. E é fácil pensar que a eficácia e a qualidade de um programa de e-Learning esteja diretamente ligada a recursos extravagantes.
2. Perfil da audiência e do público-alvo.
Desenvolver as suas apresentações começa – e termina – com a análise do seu público-alvo. Se o material se perde em recursos extravagantes, seus alunos não vão atingir o objetivo proposto ao treinamento. E, claro, há o outro extremo. Caso o seu curso seja desprovido de engajamento os alunos vão desmotivar!
Nenhum fator isolado é unicamente responsável para a eficácia de um programa de treinamento. Os programas de treinamento mais eficazes levam em conta uma série de considerações que devem ser analisadas meio ao contexto em que se aplicam. Aqui estão seis questões que você deve
Algumas questões devem ser consideradas pelo designer instrucional quando se trata de “levantar” dados com a análise do contexto do cliente ( e isso inclui o passo seguinte: elaboração da matriz instrucional):
Quais são as necessidades de aprendizagem do seu público-alvo, e que formato (s) iria proporcionar-lhes a maior base para uma aprendizagem eficaz?
Que tipo de material que você precisa para se comunicar com esse público?
Qual é o tom de linguagem que a sua formação precisa apresentar em relação ao seu público-alvo?
Qual o nível de interação que seus alunos apresentam em relação ao material?
Será que deverá ocorrer uma mudança no conteúdo (atualizações) com freqüência?
Será que há a necessidade do material ser fragmentado em “capítulos” ou pode ser deixado em um único módulo?
Você é capaz de dizer o quanto do material foi aprendido – você precisa de uma forma de medir o progresso de seus alunos?
Lembre-se:
Após algumas perguntas como essa é que você poderá elaborar uma excelente análise contextual e iniciar a estruturação de uma matriz (mapa) que orientará você a como desenvolver o conteúdo, quais recursos utilizar, como o material deve ser formatado etc,..

É na conexão do material com o perfil do seu público que mora o sucesso dos programas de e-Learning.  Pe
Fonte: http://www.abradi.org/?p=3371

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