sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ensino Adaptativo

Foi lançado em Nova York, através do Departamento de Educação, o chamado “ensino adaptativo”, do inglês iLearnNYC, que é um ambiente virtual para ser usado durante e depois das aulas com o objetivo de pontuar pontos fracos de 23 mil estudantes de 125 escolas públicas.

A ferramenta permite que alunos, pais, professores e diretores monitorem individualmente cada um dos seus discentes em tempo real facilitando, assim, a interação escola/família. As escolas poderão expandir formas e lugares de aprendizagem dos alunos, bem como empoderará a todos com a oportunidade de frequentar cursos on-line de disciplinas não lecionadas na escola, tais como língua estrangeira. 

As escolas públicas de Nova York precisam seguir padrões de qualidade para atingirem parâmetros mínimos exigidos pelo Estado, pois é possível perceber que é visível verificar a liderança do diretor, e a confiança dos professores em seu trabalho, fator essencial para realização de um bom trabalho. Ao contrário nos tempos atuais aqui no Brasil aonde, nas escolas públicas principalmente, vem sendo disseminado um onda em que a escola é desvalorizada com um todo. 

Voltando ao assunto, a ferramenta aparenta flexível em seu uso em atividades de recuperação para alunos com defasagem de conhecimento, mas para isso é preciso atentar para as particularidades de cada escola ajudando dessa maneira a instituição a construir conteúdos que atenda alunos, professores, direção e pais. A facilidade de interação permitida pelo ambiente virtual propõe a interação mesmo para aqueles que estão em casa ou por algum motivo ou outro não pôde comparecer ao local da aula. 

Ainda não possível medir a influência do uso das atividades do iLearnNYC visto que ele começou a ser implementado no ano passado em Nova York. O fato é que a ferramenta mostra sinal positivo nos resultados acadêmicos. Embora o que permeia é a notificação dos pontos fracos, mesmo assim é possível citar ainda que, os pontos fortes também são explicitados. 

Aos professores e utilizadores cabe o conhecimento de como usá-lo para assim poderem ensinar aos seus alunos. Os mesmos aprendem de maneiras diferentes daí, portanto, precisam de instrução diferente.

Aqui no Brasil é possível sugerir que o ensino adaptativo tenha alguma semelhança com o ensino através de mídias comunicativas. Temos como exemplo o uso da web para tornar a aprendizagem disponível em qualquer lugar e a qualquer momento, impulsionando o aluno a uma experiência de aprendizagem individualidade e ao mesmo tempo coletivo quando compartilhada. O fato é que sendo a web uma grande biblioteca com os mais diversos conteúdos educacionais ainda é um grande desafio para os docentes inserir na cabeça de cada discente a boa utilização da web onde ele possa entender que ela não serve somente para jogar, bater papo e passar o tempo. No entanto podemos citar o Modular Object Oriented Distance Learning- Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distancia – Plataforma Moodle - hoje muito utilizado pelos docentes da Universidade de Brasilia – UNB. Na UnB muitas disciplinas já utilizam a ferramenta facilitando o envio de conteúdos das ementas para os alunos, assim os mesmos podem dispor de todo material em tempo real. Um ponto a ressaltar é que algumas disciplinas da grade curricular de um curso específico podem deixar os espaços na plataforma aberto a outros alunos “hors”, universidade para que os mesmos possam participar, ver e utilizar, caso tenham interesse.

A hoje conhecida dos discentes da UnB: “Plataforma Moodle” pode ser entendida como um ensino adaptativo uma vez que ela incorpora ferramentas básicas de adaptação da aprendizagem, e visto que o autor/tutor de um determinado curso pode requerer determinados recursos e atividades. O autor/tutor pode ainda empregar um instrumento de avaliação para reconhecer o estilo e o resultado do que foi apreendido pelo aluno. 

Para concluir o ensino adaptativo deve ser discutido e tratado como um passo positivo no melhoramento da aprendizagem. O desafio existe mais o sucesso é possível. É preciso conhecer e aceitar as tecnologias de informações e comunicações como instrumento de suporte para aprender e ir longo ao que concerne a objetivação de um mundo melhor. 

Leia mais em:
http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-plataforma-moodle-na-educacao-a-distancia-como-forma-de-democratizar-o-ensino/20991/#ixzz1z82OoHB
http://www1.folha.uol.com.br/saber/739148-saiba-mais-sobre-as-escolas-publicas-de-nova-york.shtm
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25497/000751066.pdf?sequence=1
http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path[]=95&path[]=130

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/14870/ensino-adaptativo#ixzz2rGeyGgQv

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