sábado, 23 de novembro de 2013

A política interfere na educação


Estadão publica editorial sobre as alterações feitas no regime de aprovação nas escolas


Quatro meses depois de a Prefeitura de São Paulo ter alterado o regime de aprovação da rede municipal de educação, acabando com o regime de aprovação continuada, dividindo o ensino fundamental em três ciclos e autorizando reprovações nas séries finais dos dois primeiros ciclos e em todas as séries do último ciclo, o governo do Estado de São Paulo anunciou uma política semelhante. A partir de 2014, os alunos da rede pública estadual poderão ser reprovados em pelo menos três séries do ensino fundamental.

Até agora, a reprovação era prevista apenas na 5.ª e 9.ª séries na rede estadual. Nas demais séries, os alunos podiam ser aprovados automaticamente, mesmo recebendo notas baixas. Introduzido em 1997, na gestão Mário Covas, esse regime foi adotado sob a justificativa de que as reprovações em cada série desestimulavam os alunos, levando-os a abandonar a escola. Desde então, a aprovação continuada tem sido objeto de intensos debates no Conselho Nacional de Educação e sofrido contundentes críticas de pedagogos, que afirmam que o modelo forma estudantes incapazes de ler textos simples e fazer as quatro operações aritméticas.

Mudanças no regime de aprovação continuada vêm sendo reivindicadas há muito tempo - há alguns anos, por exemplo, o Ministério Público, um grupo de pedagogos e uma associação de pais de alunos da cidade de Várzea Paulista, próxima da capital, impetraram recurso judicial para suspender o modelo. A reformulação do regime de aprovação continuada finalmente começou a ser feita, mas, infelizmente, ela tem sido determinada mais por fatores políticos, por causa das disputas eleitorais entre o PSDB e o PT, do que por critérios pedagógicos ou didáticos.

Com o olhar sempre voltado para a próxima campanha eleitoral, PSDB e PT copiam, uns dos outros, as mesmas iniciativas em matéria de política educacional. Na década de 2000, por exemplo, quando o governo do presidente Lula multiplicou o número de universidades federais, o governador Geraldo Alckmin determinou a expansão da USP e instalou a Escola de Artes, Ciências e Humanidades numa área próxima a Guarulhos, um dos redutos eleitorais do PT na região metropolitana. Quando a USP aumentou o número de cursos interdisciplinares, para acompanhar as mudanças de um mercado de trabalho cada vez mais complexo, o governo federal criou instituições de ensino superior voltadas às novas profissões surgidas com o desenvolvimento da tecnologia.

O mesmo ocorreu com o ensino técnico. À medida que o governo paulista - sob gestão tucana - investiu na expansão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ampliando o número de unidades e de cursos das Fatecs, o governo federal - sob gestão petista - reorganizou há cinco anos a antiga Escola Técnica Federal de São Paulo. Convertida em autarquia, ela conta com 28 mil alunos matriculados em 28 campi.

A ênfase de tucanos e petistas na área da educação poderia beneficiar um setor estratégico para o futuro do País, caso as políticas e os programas fossem formulados articuladamente. Infelizmente, não é esse o caso. O regime de progressão continuada, por exemplo, foi implementado de forma desastrada, sem maior envolvimento dos professores e pais de alunos. Estudantes com bom aproveitamento são colocados em salas superlotadas ao lado de alunos que não conseguem acompanhar as aulas, por falta de conhecimentos básicos. Já a União abriu instituições de ensino onde não havia demanda. Matriculou alunos antes de construir instalações adequadas. Forçou universidades e cursos técnicos a criar cursos noturnos sem maior rigor pedagógico. E contratou mais professores sem que houvesse candidatos qualificados nos concursos públicos.

Não é por acaso que, apesar de o acesso à escola ter se ampliado nos últimos anos, a qualidade da rede pública de ensino continua insatisfatória, como mostram as avaliações do Ideb, Pisa, Enem e outros sistemas de avaliação.

(O Estado de S.Paulo)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

85% dos estudantes de Secretariado do Câmpus Juiz de Fora já estão empregados

Maioria dos estudantes de Secretariado já está inserida no mercado de trabalho



85% dos estudantes de Secretariado do Câmpus Juiz de Fora já estão empregados ou fazendo estágio na área, de acordo com a coordenadora do curso, prof. Roberta Calvano. A modalidade de ensino é uma oportunidade para pessoas com mais de 18 anos que almejam o diploma do ensino médio juntamente com uma educação profissional necessária para a inserção no mercado de trabalho.

O técnico em Secretariado pode trabalhar em companhias públicas e privadas, assessorando os executivos no seu dia a dia e atuando nos setores administrativos e comerciais.  “O mercado para este profissional está aquecido e as oportunidades de atuação são amplas. As empresas precisam de profissionais gabaritados para exercer funções essenciais para o bom desenvolvimento de um negócio”, afirma a coordenadora.

A estudante do 3° ano, Silvânia Braga, conta que escolheu o curso por encontrar afinidade com o que estava procurando. “Gosto muito do curso, os professores são qualificados, a estrutura do Câmpus atende muito bem aos alunos. Foi muito difícil a minha retomada aos estudos, mas hoje vejo que só consegui o meu lugar no mercado de trabalho por causa deste curso”. 

O curso é oferecido pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Ao concluir o Secretariado, com duração de três anos, o estudante terá duas habilitações: o ensino médio e o técnico. O profissional poderá compor uma equipe multiprofissional que gerencia uma empresa, assessorar as funções de chefia, realizar serviços comuns de escritório, atendimento ao cliente, negociações com fornecedores e muitas outras funções. 

O curso é noturno e possui uma estrutura completa para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho. O Processo Seletivo 2014  está aberto e os interessados podem se inscrever, gratuitamente, entre os dias 18 e 29 de novembro, das 17h às 21h, na secretária do Centro Administrativo do Câmpus Juiz de Fora.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

IFET Sudeste Juiz de Fora - seleção de alunos

Proeja: Chamada seleciona novos estudantes para técnico em Secretariado


O Câmpus Juiz de Fora está com chamada pública aberta para seleção de alunos para o curso Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio, na modalidade Proeja. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, entre os dias 18 e 29 de novembro, das 17h às 21h.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição, pessoalmente, no Câmpus Juiz de Fora e entregar uma cópia dos seguintes documentos, acompanhada dos originais para conferência:

•    Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio ou protocolo provisório. Caso não possua CPF, o candidato deve procurar as agências dos Correios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou da Receita Federal e providenciar a aquisição do documento;
•    Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH-modelo com foto);
•    Certificado de conclusão do Ensino Fundamental completo (antiga 8ª série, atual 9º ano); ou declaração que concluirá até a data da matrícula; ou certificado de conclusão com base no resultado do Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. O documento apresentado deve conter a data de conclusão do nível de escolaridade.

A seleção será feita através  do preenchimento de um questionário sobre uma palestra que será ministrada no dia 08 de dezembro, às 14h, na sede do Câmpus Juiz de Fora; e avaliação  da idade e do tempo de afastamento da escola.

Clique aqui e confira o edital completo. 

Outras informações pelo telefone 4009-3003/3061

Maioria dos estudantes de Secretariado já está inserida no mercado de trabalho



85% dos estudantes de Secretariado do Câmpus Juiz de Fora já estão empregados ou fazendo estágio na área, de acordo com a coordenadora do curso, prof. Roberta Calvano. A modalidade de ensino é uma oportunidade para pessoas com mais de 18 anos que almejam o diploma do ensino médio juntamente com uma educação profissional necessária para a inserção no mercado de trabalho.

O técnico em Secretariado pode trabalhar em companhias públicas e privadas, assessorando os executivos no seu dia a dia e atuando nos setores administrativos e comerciais.  “O mercado para este profissional está aquecido e as oportunidades de atuação são amplas. As empresas precisam de profissionais gabaritados para exercer funções essenciais para o bom desenvolvimento de um negócio”, afirma a coordenadora.

A estudante do 3° ano, Silvânia Braga, conta que escolheu o curso por encontrar afinidade com o que estava procurando. “Gosto muito do curso, os professores são qualificados, a estrutura do Câmpus atende muito bem aos alunos. Foi muito difícil a minha retomada aos estudos, mas hoje vejo que só consegui o meu lugar no mercado de trabalho por causa deste curso”. 

O curso é oferecido pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Ao concluir o Secretariado, com duração de três anos, o estudante terá duas habilitações: o ensino médio e o técnico. O profissional poderá compor uma equipe multiprofissional que gerencia uma empresa, assessorar as funções de chefia, realizar serviços comuns de escritório, atendimento ao cliente, negociações com fornecedores e muitas outras funções. 

O curso é noturno e possui uma estrutura completa para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho. O Processo Seletivo 2014  está aberto e os interessados podem se inscrever, gratuitamente, entre os dias 18 e 29 de novembro, das 17h às 21h, na secretária do Centro Administrativo do Câmpus Juiz de Fora.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Inscrições para vagas remanescentes graduação

Abertas inscrições para vagas remanescentes na graduação


A Diretoria de Ensino do Câmpus Juiz de Fora publicou edital para preenchimento de 65 vagas remanescentes dos cursos de graduação. Os interessados devem se dirigir, de 25 a 29 de novembro, das 14h às 19h, à Secretaria de Graduação (Bloco O), com os documentos exigidos no Edital.

Para o curso de Licenciatura em Física - noturno são oferecidas 25 vagas. Já para os cursos de Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação, ambos do turno diurno, a oferta é de 20 vagas cada.

Para mais informações acesse o edital.
Fonte: 


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PROEJA - 11/11 a 29/11/2013

Chamada pública simplificada para seleção do curso Técnico Integrado em Orientação Comunitária - PROEJA

O Diretor Geral do Câmpus Muriaé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), pela presente Chamada Pública, faz saber que, no período de 11 de novembro de 2013 a 29 de novembro de 2013, estarão abertas as inscrições para ingresso, no primeiro semestre de 2014, de candidatos ao Curso Técnico Integrado em Orientação Comunitária na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA.

 


 

Pós EaD em Gestão Pública 1/11 a 30/11/2013


Em parceria com o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, a Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog) abre as inscrições para a Especialização Lato Sensu em Gestão Pública 2014 – 5ª turma, no período de 01/11 a 30/11. Os interessados devem se inscrever na sede da AMOG. A seleção ocorrerá na sede administrativa do Câmpus Muzambinho (Prédio da Agronomia), no dia 17 de janeiro de 2014, no horários de 13:30 às 17:30, devendo o candidato chegar ao local com 30 (trinta) minutos de antecedência.
O valor da taxa de inscrição ao processo de seleção é de R$35,00 (trinta e cinco reais), a ser pago somente em dinheiro no momento da inscrição na sede administrativa da AMOG. O candidato deverá portar cópia dos seguintes documentos:
a) Identidade - RG;
b) CPF;
c) Comprovante de Residência;
d) Título de Eleitor;
e) Certidão de casamento ou nascimento;
f) Diploma de curso superior devidamente registrado no MEC e/ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC;
g) Termo de Posse em cargo público de Município associados da AMOG;
Das 150 (cento e cinquenta) vagas disponibilizadas para inscrição, 100 (cem) serão destinadas aos candidatos que sejam agentes públicos de Municípios associados à AMOG, que estejam devidamente regularizados com suas contribuições mensais, bem como aos servidores públicos do IFSULDEMINAS.
Confira o edital do processo seletivo e demais informações.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital_especializacao.pdf)Edital - Especialização Lato Sensu em Gestão Pública 2014[ ]747 Kb
Fonte: IFSuldeminas Campus Muzambinho

domingo, 17 de novembro de 2013

Educação, Tecnologia, Softwares Públicos

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
 - Amadeus - programa/projeto de ensino a distância: http://amadeus.cin.ufpe.br/index.html/
 - Blog´s: www.Blogspot.com
- COIED - “Conferência Online de Informática Educacional” Portugal – Evento Internacional voltado para TIC´s na Educação: http://www.coied.com/
- DIIGO - marcador de paginas web onde se pode trabalhar com grupos de pesquisadores de assuntos afins: www.diigo.com
- Google Doc´s: http://docs.google.com
- Impress – um dos sites que ensinam a criar apresentações: http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2006/01/16/ult2888u135.jhtm
- LMS – possuem características mais administrativas, diferem dos PLE - Ambiente de Aprendizagem Pessoal, que são sistemas que ajudam os alunos a controlarem e gerenciarem sua própria aprendizagem:
- Machinima - “Máquina” e “Animação” - permite a educadores, pesquisadores e estudantes criarem filmes e animações em um ambiente virtual: www.machinima.com
- Mendeley - gerencia referências bibliográficas e extrai metadados de arquivos PDFs automaticamente: www.mendeley.com
- MEEZ (da PUCRS) – versão alternativa do SL que pode ser integrado a qualquer AVA que suporte o padrão SCORM, como o Moodle: http://sites.google.com/site/sleucacional/meez
- Mídias na Educação (MEC): http://webeduc.mec.gov.br/
- MOODLE - um dos AVA´s mais utilizados atualmente: http://www.moodle.org.br
- NanoGong – grava e reproduz voz em página web. Quando a gravação é reproduzida, o usuário pode acelerar ou desacelerar o som sem alterá-lo: http://gong.ust.hk/nanogong/info_applet.html
- OA´s/OE´sBanco Internacional de Objetos Educacionais/Objetos de Aprendizagem (MEC) - Objetos de Aprendizagem – “unidade de instrução/ensino reutilizável”: http://rived.mec.gov.br/ e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ exemplo http://www.fisicavivencial.pro.br/
- Pandorga: Ambiente com jogos e programas de aprendizado. http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=12702936
- Pedagogia Vivencionista: http://www.vivencionismo.com.br
- PLE - Ambiente de Aprendizagem Pessoal - sistema que ajuda os alunos a controlarem e gerenciarem sua própria aprendizagem – diferem dos LMS que possuem características mais administrativas: http://elgg.org/
- Portal do Professor (MEC) - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
- Prezi - ferramenta que cria apresentações online criativas: http://prezi.com
- QIM - Quadro Informativo Multimídia:
- Second Life - SL - mundo virtual 3D utilizado por grandes universidades internacionais em conferências educacionais, etc / “Second Life é o Google dos Mundos Virtuais” (COIED): http://secondlife.com/
- SlideShare - compartilha Apresentações de slides: http://www.slideshare.net/
- Sloodle - união do AVA Moodle com o Second Life: http://www.sloodle.org/moodle/
- Squeak - software/mídia educacional para criações visuais: http://www.squeak.org
- Webquest – Metodologia de pesquisa orientada: http://www.Webquestbrasil.org/ / Passo-a-passo nos seguintes endereços: http://Webquest.sp.senac.br/textos/como/#publique-a-Webquest e http://webeduc.mec.gov.br/Webquest/index.php
- Wiki´s: www.Wikispaces.com

ALGUNS SOFTWARES PÚBLICOS

Pandorga - http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=12702936

O Pandorga GNU/Linux é uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente para crianças, pré-adolescentes e escolas de ensino infantil e fundamental.

 Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.

 Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!
O i-Educar é um software de gestão escolar. Centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.
O i-Educar foi desenvolvido inicialmente pela prefeitura de Itajaí-SC e fora disponibilizado como software livre através de uma parceria tecnológica com a Cobra Tecnologia.
Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos. Funcionalidades como: matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais são realizados de forma integrada. O sistema conta também com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola.
Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).
Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ginga reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.
O Middleware Ginga pode ser dividido em dois subsistemas principais, que permitem o desenvolvimento de aplicações seguindo dois paradigmas de programação diferentes. Dependendo das funcionalidades requeridas no projeto de cada aplicação, um paradigma possuirá uma melhor adequação que o outro.
Para permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons, representá-los em forma gráfica, escrever músicas e ouvir efeitos sonoros, era necessário um software voltado para atender estas facilidades.
Este software de edição de partituras é sem similar mundial. Possui todas as características de um editor de partitura convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.
Sistema de gestão de aprendizagem para Educação a Distância baseado no conceito de blended learning (uma mistura de aulas a distância com presenciais). O Amadeus permite ampliar as experiências para diversas plataformas como Internet, desktop, celulares, PDAs e TV Digital, de forma integrada e consistente, permitindo a execução de novas estratégias de ensino e de aprendizagem orientadas por teorias construtivistas ou sócio-interacionista do desenvolvimento humano.
O EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa a construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aula à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos da escola.


Disponível em: <http://www.softwarepublico.gov.br/ListaSoftwares>. Acesso em: 20 de março de 2011.


[1] Creative Commons - organização não governamental sem fins lucrativos (São Francisco, Califórnia, EUA). Visa expandir obras criativas disponíveis, através de licenças que permitem a cópia e compartilhamento. Existem diversas licenças chamadas Creative Commons oriundas dessa organização.

Fonte: FAJOSES, Zilda Cristina V., G. Tecnologias de Comunicação e Informação: (Re)Significando Conhecimentos no Ensino. 2011. 78 f. Monografia (Especialização) TIC´s no Ensino. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.