sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mestrado a Distância

Mestrado
Visando atender uma crescente demanda por profissionais com qualificação específica para atuarem no contexto da Educação a Distância, a UFRPE lança o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG), pioneiro no Estado.

http://ww2.ead.ufrpe.br/ead/ppgteg/site.html

http://ww2.ead.ufrpe.br/ead/ppgteg/documentos/ano2013/Normas_Complementares_edital_2013_PPGTEG_versao02.pdf

Quais são os cursos de pós-graduação stricto sensu a distância?
Até o momento há apenas um curso no formato semi-presencial de mestrado recomendado pela Capes, o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Acesse o site do programa: http://www.profmat-sbm.org.br/. Neste curso, os alunos recebem bolsas da Capes, conforme a Portaria nº 289 do Ministério da Educação.
O MEC pretende, com este incentivo, que as instituições de ensino superior apresentem à Capes propostas de novos cursos de mestrado profissional a distância voltados a professores da educação básica. A Capes é a responsável pela recomendação de todos os cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Para funcionar e ter autorização do MEC, as propostas de cursos são apresentadas à Capes no período estabelecido pelo Calendário da Diretoria de Avaliação.
Após o recebimento das propostas de novos cursos, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes avalia todas as propostas e delibera quanto à recomendação ou não da criação do novo curso. São considerados nesta avaliação: proposta do programa; corpo docente; corpo discente, teses e dissertações; produção intelectual e inserção social.

Fonte: http://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/62-pos-graduacao/2357-pos-graduacao-a-distancia

Onde fazer o curso de mestrado a distância gratuito?

Diversas universidades já disponibilizam o EAD também para curso de graduação online, pós-graduação a distância e curso de férias, então vale a pena aproveitar todas as oportunidades para sempre ser competitivo no mercado de trabalho, que cada dia fica mais exigente, instituições como a PUC, já dispõe do curso de mestrado a distância, fique sempre de olho do site.
Sites úteis
http://www.usp.br/prpg/pt/index.htm
http://uab.capes.gov.br/index.php
http://www.unb.br/posgraduacao/lato_sensu/cursos.php
http://www.funiber.org.br/

DOUTORADO A DISTÂNCIA

O doutorado é um grau de formação acadêmica onde é concedida ao profissional, a oportunidade de criar e desenvolver atividades relacionadas à área em que atua. A excelência nas atividades relacionadas a pesquisa também tem um papel fundamental nas atribuições de um profissional que possui o título do doutoramento. Para quem já realizou um curso de graduação, mas deseja complementar suas especializações, pode encontrar cursos de doutorado a distância para diversas áreas, com o objetivo de otimizar o tempo de quem já possui diversas atribuições profissionais e deseja continuar estudando. Por conta da facilidade no sistema de estudo, é possível encontrar também os cursos que são ministrados por instituições de outros países, que atuam em parceria ou fazem parte de sistemas de educação a distância no Brasil. Este nível de especialização apresenta um método de orientação e pesquisa profissional com uma base pedagógica diferenciada, voltada exclusivamente para a educação de profissionais que já realizaram diferentes tipos e níveis de formação. A principal característica docurso de doutorado que acontece por meio do sistema de educação a distância, é a flexibilidade oferecida para os profissionais que possuem uma rotina de trabalho intensa e deseja conciliar com a situação atual de estudos. Este nível de especialização normalmente abrange as pessoas que já estão em uma situação profissional estável e possuem fluência em idioma, por conta deste fator, existem programas educacionais de doutorado a distância que acontecem também por meio de parcerias com universidades de outros países.

ONDE ENCONTRAR DOUTORADO A DISTÂNCIA


FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA: Entre outros níveis de graduação e especialização disponíveis, a fundação também oferece cursos de mestrado a distância, que acontecem por meio de parcerias com universidades que estão localizadas em todo o continente americano, em parte da Europa e da África. Todas as informações sobre as instituições participantes, sobre os cursos e todo o sistema educacional estão no endereço eletrônico a seguir: www.funiber.org.br/areas-de-conhecimento/doctorados/ .

BIRCHAM INTERNATIONAL UNIVERSITY: A instituição é privada e possui parceria com universidades da norte-americanas e europeias. Para mais informações sobre o curso de doutorado que acontece por meio do sistema de educação a distância, basta acessar o endereço eletrônico a seguir: www.bircham.org/index.php?option=com_content&view=article&id=385&Itemid=176

REDE INTERNACIONAL DE ENSINO LIVRE: A instituição oferece cursos de doutorado a distância para diversos segmentos, tais como finanças, administração, comunicação, direito e tecnologia. Os interessados podem verificar todas as informações sobre cada um dos cursos no link a seguir: www.faculdadelivre.com.br/?sec=cursos_busca&consulta=mestrado .

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: O programa educacional da instituição acontece por meio de parcerias com universidades públicas de todo o país, na integração dos sistemas de educação a distância. São oferecidos cursos de doutorado para diversos segmentos. Todas as informações para os interessados estão no link a seguir: www.uab.capes.gov.br/index.php .

MASTER – EXCELÊNCIA EM ASSESSORIA EDUCAICONAL: O sistema integrado de educação a distância está presente em toda a América Latina e oferece cursos de doutorado e mestrado para 9 segmentos. Para quem deseja mais informações sobre os cursos e sobre o programa completo, basta acessar o endereço eletrônico a seguir: www.mastereducacional.com/cursospy.php .



Leia mais: http://www.icursosonline.com/doutorado-a-distancia-reconhecido-pelo-mec/#ixzz2LBvG17zX 

 

PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA GRATUITA

Os cursos de Pós-Graduação são oferecidos para todos os profissionais que possuem diploma de conclusão de qualquer curso de graduação e, desta forma, estão divididos de acordo com a especialidade escolhida durante a primeira formação. Com o aumento da demanda de alunos, assim como, com a constante atualização das ferramentas digitais para todos os níveis de estudo, os cursos de Pós-Graduação também podem ser feitos por meio do sistema de ensino a distância. Hoje, diversas instituições oferecem este tipo de formação – sendo em sua totalidade EAD, semipresencial ou presencial. Entretanto, para o sistema à distância, a busca por cursos é cada vez maior, por conta da flexibilidade que este tipo de formação oferece, e assim, as opções de instituições e de cursos disponíveis para escolha também aumentam. Porém, mesmo de acordo com as vantagens que a realização de uma Pós-Graduação a distância pode oferecer, assim como a possibilidade na realização de um curso gratuito, o profissional interessado nesta formação deve verificar a validade de seu curso junto ao MEC, antes do ingresso, para que se certifique sobre a qualidade do ensino que será oferecido. O tempo médio para a conclusão deste curso varia de acordo com a área escolhida para ingresso, assim como de acordo com o próprio desempenho do aluno, mas, pode acontecer de 2 anos e meio a 3 anos.

VANTAGENS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Os cursos que são ministrados por meio do sistema de ensino a distância podem oferecer uma série de vantagens para quem opta por esta formação e entre alguma delas é possível destacar:
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Flexibilidade no horário de estudos;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Continuidade na formação superior em curto período;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Possibilidade de adequar a rotina de estudos à rotina profissional;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Possibilidade de ingresso em outros cursos simultâneos;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Realização de avaliações de acordo com o desempenho apresentado;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Apresentação de atividades em ambiente virtual;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Uso de linguagem pedagógica de acordo com as ferramentas digitais;
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Formação para todas as áreas em Pós-Graduação;

Leia também:
<![if !supportLists]>·         <![endif]>O que é Pós graduação?
<![if !supportLists]>·         <![endif]>O que é Stricto Sensu?
<![if !supportLists]>·         <![endif]>O que é Lato Sensu?
<![if !supportLists]>·         <![endif]>Cursos profissionalizantes online

TIPOS DE FORMAÇÃO

Entre os cursos oferecidos para continuidade na formação superior, o profissional é direcionado de acordo com sua área de atuação. Para a Pós-Graduação chamada lato sensu, o projeto pedagógico compreende as áreas do conhecimento que representam a atuação corporativa, como por exemplo: administração; contabilidade; direito e diversos outros segmentos para MBA (o que é MBA?) e mestrado (o que é mestrado?). Já para a formação chamada stricto sensu, os cursos oferecidos são para profissionais de áreas passíveis de pesquisa científica, área da saúde e vários outros, tais como, psicologia, medicina, e áreas para a realização de cursos de doutorado (o que é doutorado). Quando o profissional ingressa na formação correspondente, não apenas o conteúdo previsto deve ajudar no desenvolvimento do curso, mas, todo o conhecimento adquirido também em sua rotina profissional, uma vez que, para este tipo de formação, a qualificação profissional é bastante valorizada como fortalecimento para aprendizado durante a formação. Isto acontece especialmente por conta do sistema de ensino a distância, que mesmo sob a orientação de profissionais docentes no ambiente virtual, requer grande dedicação por parte do aluno para seu bom desenvolvimento e por conseqüência, melhor aproveitamento em sua formação.

ONDE ENCONTRAR PÓS-GRADUAÇÃO EAD GRATUITA


Instituição: SENAC
Cidade: Nacional

Instituição: UFJF
Cidade: Juiz de Fora – MG

Instituição: UAB
Cidade: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina
Link para o curso: www.uab.pti.org.br/

Instituição: FIOCRUZ
Cidade: Rio de Janeiro

Instituição: UFPR
Cidade: Curitiba – Paraná

Instituição: UEL
Cidade: Londrina – Paraná
Link para o curso: www.uel.br/nead/portal/

Curso de Mestrado a Distância Gratuito


Após concluir uma faculdade, imaginamos que o ensino superior é o suficiente para fazer a diferença no mercado de trabalho, mas isso não é verdade. Para complementar a sua formação acadêmica é necessário fazer uma extensão universitária, escolhendo um tema de sua área com a qual você tenha mais afinidade.
Os cursos de mestrado a distância estão sendo cada vez mais procurados pelos profissionais que desejam atualizar-se e não dispõem de tempo para freqüentar as aulas de um cursopresencial. O método de ensino é moderno, se apega aos materiais didáticos e valoriza acima de todo o conceito de auto-aprendizagem.

Mestrados a Distância Gratuitos

Tratando-se de universidades particulares, algumas se destacam no Brasil as melhores adotam programas de pós-graduação EAD, disponibilizando mestrado e doutorado utilizando de recursostecnologicos na internet. Uma opção são os mestrados gratuitos oferecido pela USP, alguns cursos como Ciências Humanas, Engenharia, Ciência Agrária, dentre outras, no entanto, esses cursos são presenciais e não a distância, visto que apenas algumas disciplinas podem ser utilizadas no formato EAD.
Atualmente apenas uma universidade oferece Mestrado a Distância, a UAB Universidade Aberta do Brasil que oferece alguns cursos de mestrado profissional a distância em  EAD, cursos como: educação infantil e docência em matemática para escola básica. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da UAB que pode ser acessado pelo link http://uab.capes.gov.br/index.php

Formação dos cursos de Mestrado a Distância


Os cursos de mestrados, assim como os de doutoramento, são formados exclusivamente por professores doutores. O aluno propõe um projeto de pesquisa para ser aceite num determinado programa de seu interesse.
Durante o processo, é pedida a realização de um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de idéias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e conseqüência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias.
No final do processo, esta dissertação é alvo de uma avaliação, na qual o candidato ao título de Mestre deverá apresentar seu trabalho a um grupo de examinadores, em geral de três a cinco professores, que o julgará avaliando a sua capacidade de desenvolver um trabalho autônomo, seguindo as regras da pesquisa e de desenvolver um trabalho de destaque no campo escolhido.

Mestrado Grátis – Como participar?

O mestrado grátis já é um investimento de diversas instituições de ensino, como é o caso da UnB (Universidade de Brasília) com o seu programa de pós-graduação stricto sensu . Arquitetura, Medicina, Direito, Economia, Letras e Ciências Exatas são algumas das áreas representadas pelosistema de pós. Com aulas presenciais e materiais didáticos online, os cursos são de excelência.
No caso de curso a distância, para que o diploma seja válido, é fundamental ter aprovação do MEC. No caso do ensino EAD, as aulas devem ser supervisionadas pelo Seed (Secretaria de Educação a Distância). Os métodos didático-pedagógicos precisam estar de acordo com a proposta da sua pós-graduação.
Não perca a oportunidade de se tornar um mestre na sua área, submeta-se aos processos seletivos de universidades públicas para ter acesso ao mestrado gratuito. Caso não obtenha a aprovação, reserve um dinheiro para investir numa pós-graduação particular com igual reconhecimento.
Caso não encontre um mestrado do seu interesse por meio da modalidade a distância, vale a pena apostar num curso presencial de pós-graduação na sua área, que assuma o formato semi-presencial. As universidades públicas e particulares já estão reconhecendo essa necessidade e por isso criam programas apropriados.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/curso-de-mestrado-a-distancia-gratuito.html

UAB oferecerá Mestrado a Distância – Mestrado EAD

<![if !vml]><![endif]>A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância.

Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para escola básica. A decisão é um marco na modalidade, já que não existem mestrados a distância no Brasil. Anovidade, divulgada com exclusividade ao Universia por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).
"Com a maturidade do programa, essa expansão é mais do que necessária. Atéporque a capacitação dos professores da rede pública de ensino não se limita à graduação e a especialização", explica Costa, que acrescenta a importância da UAB no processo de formação continuada dos educadores brasileiros. "Aqueles que já concluíram a graduação terão a oportunidade de continuar a estudar e se aperfeiçoar", justifica. De acordo com o coordenador-geral, os programas ainda estão em fase de desenvolvimento e comissões especializadas se reunirão ao longo do ano para definir tanto o plano pedagógico, como o administrativo. "O edital de seleção de propostas será lançado ainda esse ano", garante ele, que prevê a abertura das primeiras vagas no primeiro semestre de 2011.
O potencial da iniciativa é reconhecido por Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, presidente da Câmara de Educação Superior – órgão vinculado ao Conselho Nacional de Educação. Na opinião dele, os programas de pós-graduação stricto sensuinfluenciarão a formação dos professores brasileiros. "A docência é muito mais ligada à concepção, do que a evidência. Daí a importância de garantir o contato de nossos profissionais à vivência em investigação", ressalta ele. "Portanto, espera-se que essa oportunidade influencie muito mais gente, tanto no trabalho quanto nos processos formativos", acrescenta ele.
Ao mesmo tempo em que o programa contribuirá com a formação dos docentes, promete viabilizar mudanças na rede pública de Ensino Básico no País. É o que acredita Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). "A própria característica do mestrado profissional viabilizará esses dois processos. Até porque, o programa alia formação teórica às necessidades do próprio mercado. Ou seja, os estudantes serão mobilizados a desenvolver trabalhos de investigação relacionados ao sistema educacional brasileiro com a identificação de soluções para problemas reais", explica ele.
Além disso, a modalidade a distância permitirá o aumento do contato de professores com os programas de pós-graduação stricto-sensu. "A formação superará barreiras geográficas. E mais, permitirá uma riqueza cultural ainda maior ao curso", acredita Schlünzen Junior.
Garantia de qualidade
Apesar do potencial, o sucesso dos novos programas da UAB vai depender das estruturas adotadas. "Hoje a preocupação frequente na implementação de qualquer curso, seja ele presencial ou a distância, é a qualidade", enfatiza Barone. Fator que, segundo ele, é ainda mais relevante em iniciativas pioneiras. "Ainda que a legislação brasileira possibilite a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância, não há programas com essas características no País", afirma ele.
Barone acredita que o preconceito com relação à modalidade também gera uma maior desconfiança no processo de formação, sobretudo em mestrados e doutorados. "As experiências recentes, porém, comprovam que os processos bem planejados podem formar bons profissionais. Há inclusive graduados pelo sistema que garantiram os primeiros lugares em concursos públicos", declara o presidente da Câmara de Educação Superior, que acredita na repetição da tendência nos cursos strictos sensu da UAB. "Mas até que os resultados sejam conquistados nessa nova proposta, o esforço com a qualidade será o principal atrativo", diz Barone.
A garantia da qualidade, na opinião de Barone, está na interação entre corpo docente e discente. Ele aponta ainda a importância dos programas respeitarem os princípios dos próprios cursos presenciais. "A gestão do mestrado a distância precisa ser muito bem pensada para que a formação dos profissionais não seja deturpada e garantam os mesmos resultados dos programas presenciais", defende ele.
Para preservar a excelência da formação das pós-graduações das instituições de Ensino Superior públicas, Costa garante a adoção dos mesmos procedimentos adotados pelos cursos presenciais. "Os pré-requisitos exigidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também deverão ser respeitados", resume o coordenador-geral da UAB.
Mesmo sendo a distância, Barone ressalta ainda a necessidade de dedicação por parte dos estudantes. "Para possibilitar isso, será obrigatória a oferta de bolsas. Até porque, a dedicação à pesquisa, mesmo que na modalidade a distância, é essencial para a realização de pesquisas", afirma ele. A real necessidade de auxílios, porém, já está nos planos do sistema UAB. "Pela primeira vez, o governo oferecerá bolsas na modalidade mestrado profissional", assegura Costa. Ele garante já ter o aval tanto da Capes como do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para isso.
Muito mais do que oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, a UAB servirá de base na implementação de novos programas. "A iniciativa passará a servir de exemplo e de incentivo para as instituições de ensino, tanto privadas como públicas", afirma Schlünzen Junior. Ele relaciona essa responsabilidade à importância da construção de uma estrutura sólida para os novos programas de pós-graduação.
Fonte: Universia

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Twitter e Skype. Estudantes, notas e comprometimento.

Do UOL Educação:


A reportagem aborda um estudo da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, que aponta: estudantes que usam o Twitter como parte de seus processos de aprendizado são mais comprometidos com o curso que fazem e têm notas maiores. Segundo a pesquisa, o microblog virou uma nova "prática literária".
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09/01/2013
Vamos olhar para o futuro da educação e da tecnologia. Conheçam aqui uma série de tecnologias emergentes e que podem influenciar a educação nas próximas décadas.

Fonte: Porvir.org
29/11/2012
"Desde 2011, a ferramenta Skype in the Classroom (Skype na Sala de Aula) promove a troca de experiências entre educadores e alunos do mundo todo. Na lista de usuários há de estudantes de inglês a engenheiros da Nasa (Agência Espacial Americana)".
Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Mestrado EaD - Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, nível
Mestrado Profissionalizante, da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), torna público as Normas Complementares
(disponível através do endereço eletrônico  http://www.ead.ufrpe.br/ppgteg.br) ao  Edital do Processo
Seletivo para Admissão  de Aluno Regular  – Ano Letivo 2013  da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFRPE, disponível na página http://www.prppg.ufrpe.br

Adagio pour Violon - Saint Preux Clique para ouvir

Adagio pour Violon - Saint Preux

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prevendo o futuro da educação e da tecnologia


A educação vive hoje um turbilhão de mudanças provocado pelo desenvolvimento tecnológico. De um lado, ela tem a responsabilidade de preparar o aluno para um mundo em constante mudança e crescentemente mais complexo. De outro, na prática da sala de aula, as mudanças não ocorrem na velocidade que se espera. “Essa dicotomia é particularmente agravada quando se fala em tecnologia, em que as únicas constantes são a inovação rápida e as mudanças frequentes”, diz o futurista Michell Zappa, brasileiro e cidadão do mundo, que ficou conhecido ao importar as tendências da tecnologias para as mais diversas áreas, tentando antever seus impactos em um futuro próximo.
Uma de suas produções mais populares foi justamente aquela em que tratou do futuro da educação – foi, inclusive, considerado pela Fast Company um dos infográficos mais importantes de 2012. O Porvir traduziu (o original é em inglês), adaptou e traz aqui a imagem, que tem por objetivo organizar uma série de tecnologias emergentes e que podem influenciar a educação nas próximas décadas. “Apesar de sua [do infográfico] natureza inerentemente especulativa, as tendências que estão por trás da tecnologia já podem ser observadas, o que significa que é uma questão de tempo antes de esse cenário começar a aparecer mais claramente nos ambientes de aprendizagem ao redor do mundo”, diz ele.
Em sua proposta, Zappa tem uma linha do tempo até 2040 com seis temas centrais que se subdividem, se entrelaçam e se apresentam em três espaços distintos: as salas de aula, as oficinas e os ambientes virtuais. A sala de aula é por Zappa entendida como o local onde o paradigma predominante é o de um professor, que se dirige unidirecionalmente a dezenas de alunos reunidos em um espaço físico. Não por acaso é a primeira a aparecer. Em seguida, estão as oficinas – ou ateliês –, ambientes de ensino-aprendizagem entre pares onde grupos discutem, aprendem e resolvem problemas juntos e onde o professor deve agir como um facilitador. Por fim, aparecem os ambientes virtuais, espaços em que aprendizado, discussões e avaliações ocorrem, não importando a presença física ou a localização geográfica dos envolvidos.
 Michell Zappa