quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Rede e-Tec Brasil - Ensino Técnico EaD

ePortfolio - a nova "onda" para TCC´s

Mestre de Tecnologia Educacional ePortfolio
Este é um modelo genérico que mostra os principais elementos do ePortfolio TEM. Você pode estruturar a sua forma que desejar, desde que os principais requisitos são cumpridos.
O site ePorfolio inclui:
  • Home page: Apresente-se e explicar o propósito do site.
  • Artefatos página: Inclua uma tabela dos padrões AECT com links para cada artefato.
  • Justificativa página de papel: A justificativa por escrito para a coleção de artefatos.
  • Página reflexão de vídeo: Incorporar um vídeo com sua história reflexão.

Por um ePortfolio?

Há muitas razões para a manutenção de uma carteira profissional:
  1. Crescimento documento profissional e pessoal de aprendizagem
  2. Demonstrar realização de habilidades e conhecimentos
  3. Coletar uma amostra do trabalho de alta qualidade para mostrar os empregadores, colegas, alunos, pais ou membros da comunidade
Candidatos no Mestrado em Tecnologia Educacional (MET) o programa pode criar um portfólio como uma atividade culminante. Um portfólio é uma forma autêntica de avaliação.

Matéria Aparência

Certifique-se de que o seu site parece bom. Eu usei um modelo CSS livre para este site. Há muitos online. Apenas o Google "modelo CSS livre".
Use a verificação ortográfica (comandos de menu no Dreamweaver) e testar todos os links para se certificar de que eles trabalham.
Dr. Chareen Snelson é um membro do corpo docente do Departamento de Tecnologia Educacional da Boise State University.

O que entra na Home Page?
A página inicial é um ótimo lugar para falar de si mesmo. Conte-nos o seu nome, onde você trabalha, e algo de interesse que você gostaria de compartilhar. A imagem de si mesmo é uma coisa boa para incluir.
Faça explicar o propósito do site na página inicial. Esta é a sua vitrine de artefatos criados ao completar o programa TEM.
Vinculação
Abrir links na mesma janela do navegador quando a navegação está disponível em ambos fonte e páginas de destino. Use o atributo "target" em links para sites externos ou artefatos que não têm de navegação de volta ao seu ePortfolio. Isto irá abrir-los em uma nova página.
Outros Links

Fonte: http://edtech.boisestate.edu/snelsonc/portfolio/template/index.html ("traduzido")

EaD - Evento nacional reunirá autores e especialistas em EAD / E-learing



domingo, 9 de setembro de 2012

Início

Olá,

Aqui teremos informações links, projetos e aplicação da Web (1. 0 & 2.0) e TIC´s no Ensino Presencial e a Distância.

Se você tem algo interessante, fique à vontade.

Aqui é o lugar para trocar informações, link´s e conhecimento.

:)

Você conhece o Sloodle (Second Life e Moodle juntos)? MOOC?

Ou talvez... Prezi, WebQuest, Wiki, Squeak, Sloodle, Amadeus, QIM, NanoGong, MEEZ, Linkedin, Diigo, Pandorga, Impress/Powerpoint, Slideshare, Moodle, Second Life, Machinima, Youtube, Vozme, GoogleDoc´s, Blog... alguns são nomes desconhecidos, mas outros não são. Teremos ainda informações sobre Jovaed, Coied e cursos online. Para alguns haverá links de exemplo e/ou material direcionado. (Veja TAG´s).

Devagar, vamos falar um pouco sobre cada um, com sugestões de links e arquivos para aprofundamento.

Também haverá modelos de projetos e o que mais for interessante para o processo Ensino Aprendizagem nas modalidades Presencial ou a Distância.

Espero que gostem.

Abraços.
Cris.

:)

Para quem Perguntou... Mais sobre Creative Commons

Para quem perguntou...

Creative Commons é o que há de mais moderno em termos de direitos autorais.


Creative Commons
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Creative Commons
 é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em São Francisco, Califórnia,nos Estados Unidos, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional todos direitos reservados. Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como licenças Creative Commons.

...
Você pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra, além de criar outras derivadas sob as seguintes condições:
- Atribuição: você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante*. Isso quer dizer que você deve informar quem é o autor original da obra;
- Uso não-comercial: você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais, por exemplo, para colocá-la em uma revista paga;
- Compartilhamento pela mesma licença: se alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir o material resultante sob uma licença idêntica a esta.
* No caso do InfoWester, a simples menção do nome do site mais seu endereço (link) é suficiente, por exemplo: "Fonte: InfoWester - http://www.infowester.com".
...
a. "Obra Coletiva" significa uma obra, tal como uma edição de um periódico, antologia ou enciclopédia, na qual a Obra em sua totalidade e de forma inalterada, em conjunto com um número de outras contribuições, constituindo obras independentes e separadas em si mesmas, são agregadas em um trabalho coletivo. Uma obra que constitua uma Obra Coletiva não será considerada Obra Derivada (conforme definido abaixo) para os propósitos desta licença.

b. "Obra Derivada" significa uma obra baseada sobre a Obra ou sobre a Obra e outras obras pré-existentes, tal como uma tradução, arranjo musical, dramatização, romantização, versão de filme, gravação de som, reprodução de obra artística, adaptação, condensação ou qualquer outra forma na qual a Obra possa ser refeita, transformada ou adaptada, com a exceção de que uma obra que constitua uma Obra Coletiva não será considerada Obra Derivada para fins desta licença.

c. "Licenciante" significa o indivíduo ou a entidade que oferece a Obra 
sob os termos desta licença.

d. "Autor Original" significa o indivíduo ou entidade que criou a Obra.

e. "Obra" significa a obra autoral, passível de proteção pelo direito autoral, oferecida sob os termos desta licença.

f. "Você" significa um indivíduo ou entidade exercendo direitos sob esta Licença que não tenha previamente violado os termos desta Licença com relação à Obra, ou que tenha recebido permissão expressa do Licenciante para exercer direitos sob esta Licença apesar de uma violação prévia.
Fonte: http://lists.ibiblio.org/pipermail/cc-br/2003-August/000018.html 
...

Sites interessantes sobre o assunto

Além do endereço oficial, há muitos sites na internet que podem te ajudar a encontrar conteúdo sob Creative Commons. Eis alguns deles:
- dig.ccmixter: site que disponibiliza músicas gratuitas para serem usadas para os mais diversos fins e as classifica em categorias como games, vídeos e festas;
- Flickr Creative Commons: página do Flickr onde o usuário pode encontrar imagens disponíveis sob Creative Commons;
- Creative Commons Search: página da própria Creative Commons que reúne links para variados mecanismos de pesquisa que realizam buscas considerando as licenças.
Fonte: http://www.infowester.com/creativecommons.php
...

Você tem a liberdade de:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • Atribuição  Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
    O que é que significa "Fazer a atribuição desta obra"?
    A página de onde vem continha metadados de licenciamento incorporados, que incluem a forma como o criador pretende que seja feita a atribuição da sua autoria original, quando a obra é reutilizada. Pode usar o HTML nesta página para citar a obra. Se o fizer, serão novamente incluídos metadados na sua página, de forma a que outros possam também encontrar a obra original.
  • Uso não-comercial — Você não pode usar esta obra para fins comerciais.
  • Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob uma licença similar à presente.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.
Fonte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ 

Espero ter ajudado.
sorriso
Cris.

Você sabe o que é Creative Commons?


Projeto da FCTEWeb – Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web - Módulo 2



FCTEWeb – Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web - Módulo 2


No Módulo 1 realizamos a  postagem de um projeto no Google Doc´s. Neste post haverá o link para o arquivo gerado, para o original e para as aplicações do projeto, incluindo pôster com fotos apresentado à UFJF.
O arquivo é relacionado à disciplina “Formação Continuada em Tecnologias Educacionais da WEB” dado pela  Equipe CECIERJ  - Tarefa 3: Uso da Web 2.0.
Formação Continuada em Tecnologias Educacionais da WEB
Equipe CECIERJ
Aluna: Zilda Cristina Ventura Fajoses Gonçalves
Tarefa 3: Uso da Web 2.0

WebQuest “Quadrinhos, Aprender e Ensinar Brincando” - Projeto com WebQuest/HQ feito através da WebQuest: um projeto com o Maquina de Quadrinhos da Turma da Mônica.
Alunos do 9º ano (turno manhã) faziam atividades que as professoras de 1 a 3º anos (exemplo, diferenças entre animais domésticos e selvagens) e as atividades eram usadas depois com os alunos do 1º a 3º anos (turno tarde).

1. O endereço na Internet (URL) da atividade educacional selecionada; 

2. Tema central da atividade educacional 

Apresentar atividades e práticas realizadas com História em Quadrinhos (HQ).

3. Objetivos da atividade educacional 

Alunos do 9º ano (turno manhã) faziam atividades que as professoras de 1 a 3º anos (exemplo, diferenças entre animais domésticos e selvagens) e as atividades eram usadas depois com os alunos do 1º a 3º anos (turno tarde). Apresentar que através do lúdico podemos envolver o aluno como ator principal na construção do conhecimento.

5.  Segmento  de  ensino  e  séries  envolvidas: Ensino fundamental

6. As ferramentas da Web 2.0 utilizadas nesta atividade educacional; 

Webquest e HQ do Máquina de Quadrinhos do Maurício de Souza

7. As vantagens e desvantagens do uso desta atividade na prática docente de professores na área de conhecimento pesquisada; Verificar projeto.

8. Outras informações caso sejam informadas tais como: Metodologia de aplicação; Forma de avaliação;

Verificar projeto. Considerações pessoais: Verificar projeto.

 

Projeto: “Quadrinhos - Aprender e Ensinar Brincando”